Harmonia entre café e vinho

Os mundos do café e do vinho têm muitas coisas em comum. Por isso que sua preferência em cafés pode te ajudar na escolha de vinhos, em relação ao sabor, aroma, corpo e acidez.

A reportagem da Business Insider consultou Paolo Meregalli, proprietário do restaurante Mulino a Vino em Nova Iorque, para ajudar a recomendar vinhos com base nas diferentes maneiras que as pessoas tomam seus cafés.

Seguem as indicações de vinho para cada tipo de café, de acordo com Meregalli:

Café coado

Para aqueles que preferem café de coador puro, os vinhos mais indicados são aqueles com notas picantes, adstringência e acidez.

Meregalli recomenda Ruché, uma uva italiana da região de Piemonte, com característica aromática, seca e notas frutadas. Outra indicação é a Cabernet Franc, uva conhecida por suas deliciosas notas picantes.

Caso essas duas opções não agradem, experimente um Beaujolais nouveau, um vinho leve e terroso feito das uvas Gamay, na região de Beaujolais na França.

Espresso

Vinhos tânicos e com sabores marcantes complementam a textura cremosa e o forte amargor de um espresso tradicional.

Apreciadores do espresso também podem gostar dos vinhos Chianti da Toscana, que apresentam fortes notas de cereja e tabaco. Outra alternativa são os vinhos Médoc, encorpados com notas de chocolate e violeta.

Vinhos Marsanne também podem agradar com seus aromas de nozes, pera, pêssego e notas florais e picantes.

Café com leite

Quem toma café com leite, normalmente mostra uma preferência por sabores mais suaves. Meregalli recomenda vinhos envelhecidos que são mais redondos e possuem uma acidez mais baixa.

Isso também inclui Chardonnay, Amarone (um vinho tinto complexo e com baixa acidez), Cabernet Sauvignon (um tinto encorpado com notas de frutas vermelhas), ou um super vinho Toscano. Esses vinhos tintos vêm da região italiana da Toscana, mas incluem variedades de uvas não nativas como Merlot, Cabernet Sauvignon, e Syrah.

Café com açúcar

Para essa alternativa, por motivos óbvios que apontam uma preferência por sabores doces, Meregalli recomenda vinhos mais frutados como Riesling, Moscato e Zinfandel.

Chá

Como bônus para os tomadores de chá, Meregalli indica vinhos com características secas e picantes.

Sauvignon Blanc, é conhecido por seus sabores consistentemente frescos e marcantes, e o Sangiovese, blends com notas de ameixa e carvalho também devem agradar esse público.

Fonte: http://www.businessinsider.com/wine-recommendations-based-on-coffee-2016-11

Deixe um comentário