Na sombra da montanha Vitosha está a capital búlgara de 9.000 anos de idade, uma mescla de calçadas movimentadas e constante reforma. Em Sofia, você vai encontrar edifícios depredados ao lado de lojas modernas de cerveja artesanal, ou novos trens do metrô de alta velocidade ao lado de bondinhos antigos. Desse cenário de contrastes, surgiu uma cultura de cafés especiais muito única na Europa.
A comunidade cafeeira de Sofia inclui diversos torrefadores de porão e lojas exclusivamente virtuais (como nós). Apesar de muitos torrefadores terem matéria prima de primeira e equipamentos capazes de entregar o melhor resultado, o processo de extração normalmente deixa a desejar. Os estabelecimentos que ultrapassaram esse desafio, notam que o problema está na falta de demanda, por isso atualmente focam em educação, ensinando a arte dos cafés especiais aos consumidores.
Para quem já conhece essa arte, aqui estão alguns lugares para visitar na capital búlgara.
Dabov Specialty Coffee
Idealizada pelo experiente juiz da Cup of Excellence, Jordan Dabov, o Dabov Specialty Coffee vem trabalhando para trazer os melhores cafés do mundo para a Bulgária desde 2008. Ele fornecem café torrado para mais de 100 estabelecimentos em Sofia e recentemente começaram a deixar sua marca no cenário de cafés especiais da cidade.
A cafeteria estilo pop-up, foi projetada para deixarem os clientes cientes da próxima onda de café que está para chegar em Sofia. O espresso é extraído de uma Sanremo Opera e uma Kees van der Westen Mirage e o moedor é um Mahlkönig EK 43, com isso podemos notar que Dabov não economiza quando o assunto é ter o melhor equipamento disponível no mercado. Dabov oferece uma das mais amplas variedades de grão da cidade, incluindo o campeão de 2016 do Cup of Excellence da Guatemala.
ul. “Lyuben Karavelov” 58, 1142.
Chucky’s Coffee & Culture
Chucky’s Coffee & Culture tem o orgulho de ser a primeira cafeteria artesanal de Sofia. O proprietário Ivan Chavdarov trabalhou em Atenas durante oito anos, antes de retornar à Bulgária e abrir o Chucky’s Coffee House perto do Vitosha Boulevard em 2014. A cafeteria começou como um experimento, algo que Chavdarov nunca esperava ter sucesso. Ele lembra em pensar que precisaria fechar três ou seis meses depois de abrir. Para sua surpresa a cafeteria agradou o público local. Com cursos educativos para introduzir a nova cultura de café, a nova geração de consumidores passou a frequentar fielmente o local.
O Chucky’s oferece um blend de espresso estilo búlgaro e alguns cafés de origem única. Eles também oferecem diversos métodos de preparo como a Aeropress e o V60. O espaço é bastante concorrido na hora do almoço e nas manhãs dos finais de semana.
Fabrika Daga
Fabrika Daga, quer dizer fábrica de arco-íris também começou suas atividades em 2014. O nome junta dois conceitos: “Daga” faz referência a uma revista em quadrinhos local que circulou entre 1979–1992 e “Fabrika” mostra que tudo é produzido artesanalmente por eles. Localizado perto da Galeria Nacional de Arte, faz esse local ser bastante acessível. Eles oferecem pratos búlgaros clássicos preparados no hora, além de cafés excepcionais tirados da clássica La Marzocco Linea.
Com novos clientes descobrindo o local diariamente, Fabrika Daga virou referência para visitantes de todo o país que buscam descobrir o famoso café da cidade. Depois de provar o blend, ou um dos três cafés de origens diferentes, todos fornecidos por Dabov, raramente alguém sai do local decepcionado.
Fonte: http://sprudge.com/sofia-bulgaria-city-guide-109639.html