Ljubljana

Escondida entre a Itália, Áustria, Hungria, Croácia e o Mar Adriático, a Eslovênia é um pequeno país cheio de surpresas. No nordeste do país estão os Alpes Julianos, com picos nevados, enquanto apenas 160 quilômetros ao sul, os 46 quilômetros de costa do país está grudada ao Golfo de Trieste. Vinícolas brotam nos vales férteis, contornadas por florestas e castelos flutuam em lagos cristalinos. Toda essa diversidade em um pedaço de terra de 160 x 240 quilômetros.

A capital Ljubljana, pode ser conhecida toda caminhando. Não existem museus famosos ou marcos históricos, mas a falta de importância geopolítica da cidade é compensada pela atitude de seus moradores que são bastante amigáveis e a maioria fala inglês. Em 2016, Ljubljana recebeu o título de Capital verde Europeia European Green Capital, pelos seus esforços ambientais.

As cafeterias na beira do rio Ljubljanica, contornam o centro da cidade, onde carros são proibidos de circular. Enquanto a maioria delas servem cafés italianos de marcas conhecidas, algumas com espírito progressista escolheram trabalhar com micro-torrefadores locais ou internacionais. A Eslovênia demorou pra chegar na onda dos cafés especiais, principalmente por sofrer muita influência da cultura de café italiana, austríaca e eslava. Com cada vez mais visitantes internacionais descobrindo o charme esloveno, a demanda por cafés melhores também cresce, por isso preparamos a lista abaixo.

Cafe Čokl

A fachada discreta do Cafe Čokl esconde um dos pioneiros na torrefação de cafés especiais na capital. O proprietário/barista/torrefador é o autodidata Tine Čokl, que atende o público local há mais de sete anos. Quando trabalhava como voluntário no campeonato mundial de baristas de 2012, ele descobriu que não sabia nada sobre cafés e achou isso injusto com seus clientes. Depois de muito tempo de treino e experimentação, ele desenvolveu sua própria filosofia sobre cafés e sentiu a necessidade de torrar seus próprios grãos. Atualmente ele atende outros sete clientes pelo país. Dois anos atrás, Čokl e o colega Živa Lopatič criaram a cooperativa Buna, que distribui seus grãos pela cidade em busca de educar os eslovenos sobre comércio direto e sustentabilidade.

Krekov trg 8

Kavarna Moderna

Ljubljana abriga cerca de meia dúzia de museus, mas nenhum deles tem fama internacional. O museu de arte moderna da cidade quer mudar isso. Menos de um ano atrás eles convidaram a cafeteria Kavarna Moderna, para assumir um canto do subsolo do museu. A cafeteria oferece três cafés diferentes do torrefador local Escobar, assim como um café convidado todo mês.

Com isso eles esperam ir educando o público sobre cafés especiais, diferentes origens, vários métodos de preparo e outros detalhes do mundo do café. Os baristas preparam cold brew, espresso e café de coador, junto com comidas locais para harmonizar com o café.

Museu de Arte Moderna – Cankarjeva cesta 15

Stow Speciality Coffee

O Stow Speciality Coffee leva o café bastante a sério. Desde que começaram as atividades, três anos atrás, já se tornaram distribuidores das máquinas La Marzocco, abriram uma academia de cursos certificados pela associação de cafés especiais da Europa e criaram um festival de café no país, tudo isso enquanto torram seus próprios cafés e fornecem para alguns clientes locais. Para incentivar o crescimento dos cafés especiais no país, eles promovem diversas competições, como o campeonato de Aeropress, Latte Art e duelo de baristas. Eles oferecem diversos cafés preparados por diferentes métodos, junto com outros produtos menos conhecidos como chá de flor de café e cascara.

Gosposka ulica 15

TOZD

Localizado na margem do rio Ljubljanica, o TOZD é um charmoso café/bar/biblioteca. Assim como Tine Čokl, o proprietário Robert Henigman foi um dos pioneiros dos cafés especiais em Ljubljana. Chef por profissão, Henigman descobriu a terceira onda enquanto morava na Austrália e resolveu trazer a cultura dos bons cafés para seus conterrâneos. Além de sempre terem dois cafés diferentes torrados pelo Escobar, eles também oferecem o próprio cold brew batizado de Ruster e vários rótulos de cervejas artesanais locais.

O café é decorado com trabalhos de artistas locais, todos a venda, e nos fundo da cafeteria existe uma livraria comunitária para troca de livros, quem levar um precisa deixar outro.

1000, Gallusovo nabrežje 27

Escobar

Mesmo estando em uma cidadezinha vizinha (Vrhnika, 21km de distância da capital), Escobar é considerado o primeiro micro torrefador de Ljubljana. Quando Omar Escobar se mudou de Honduras para a Eslovenia, não conseguia encontrar nenhum café que gostasse, por isso começou a torrar seus próprios grãos. Criado em uma fazenda de cafés e frequentador do Instituto de café de Honduras, ele começou a torrar como um hobby para atender sua própria necessidade. A produção está cada ano maior, sendo que dobrou sua capacidade de 2015 para 2016, um sinal que os eslovenos estão aprovando seu trabalho.

Grilcev Grič 12, 1360 Vrhnika

Fonte: http://sprudge.com/ljubljana-guide-115144.html

Deixe um comentário