A capital da Toscana foi o berço do movimento Renascentista, e discutivelmente do gelato que ajudava a manter os Medici refrescados durante o verão. Desde 1927, Florença também é a sede da fábrica de máquinas espresso La Marzocco, considerada a Ferrari das máquinas de café. O nome Marzocco vem do leão que é símbolo da empresa, mas originalmente foi a primeira escultura encomendada pela República de Florença no final do século XIV.
Com toda sua importância histórica, Firenze continua influente até os dias de hoje, sendo uma das cidades mais visitadas do mundo. Os café clássicos da cidade possuem quase status de museu. Para incentivar o movimento Renascentista do café, vamos indicar os cafés que estão desafiando o mundo conservador do café italiano, com métodos de preparo diversificados e grão especiais!
Ditta Artigianale
Uma nova queridinha de Florença, Ditta Artigianale vem expandindo nos últimos dois anos, com dois novos endereços na cidade e sua própria torrefação. Com isso eles acabaram se estabelecendo na cidade como a nova referência de cafés especiais, selecionando e torrando seus próprios grãos e servindo um cardápio variado de comidas. Com um design clean, moderno e uma atmosfera aconchegante, difícil não passar a tarde relaxando com o ótimo café, preparado pelo atual campeão italiano de baristas, e uma boa conversa.
Le Vespe
Esse lugar foi inaugurado por um casal italiano e canadense, que estava sentindo falta de um estabelecimento que servisse brunch em Florença. Le Vespe oferece um variado cardápio de almoço e brunch, com opções internacionais (nada de cozinha italiana aqui). A seleção de smoothies, sucos saudáveis e cafés fazem eles se destacarem da concorrência. Com as opções de comidas internacionais que eles oferecem, o lugar é bastante popular entre estudantes e expatriados que vivem em Florença.
Le Murate Caffè Letterario
Escondido da massa de turistas, Le Murate tem muito mais a oferecer que aparenta. O complexo de prédios onde está localizado começou como um monastério, depois virou uma prisão e recentemente se converteu em um moderno bloco de apartamentos com bar, restaurante, cafeteria e livraria. No coração disso tudo está a Piazza delle Murate, o pátio interno que liga o bar e a livraria/cafeteria. Uma ótima opção para fugir da correria turística para relaxar com uma cafezinho.
La Ménagère
Uma mistura de floricultura com cafeteria, La Ménagère é um lugar que rende muitas fotos para o Instagram. Esse belo lugar é bastante acolhedor e acaba convidando você a puxar uma cadeira para apreciar a atmosfera e pedir um café. As porções de comida são pequenas, mas saborosas e bem apresentadas. No andar de baixo eles organizam shows de jazz toda sexta-feira e outros tipos de apresentações em outras noites da semana. Vale a parada para tomar um café, comer um bolo e planejar a próxima parada.
Fonte: https://theculturetrip.com/europe/italy/articles/the-best-cafes-and-coffee-shops-in-florence-italy/