Chegada do Kasato Maru e um guia de cafeterias de Tokyo

Dia 18 de junho marca o aniversário da chegada da embarcação Kasato Maru ao porto de Santos. O Kasato Maru trazia a primeira leva de imigrantes Japoneses que vieram trabalhar na lavoura paulista, graças a um acordo do então secretário da agricultura de São Paulo, Carlos Botelho e o representante da Companhia japonesa de Imigração Kokoku, Ryu Misuno. Em um período de 70 anos, quase 800 mil japoneses vieram para o Brasil, nos transformando na maior comunidade nipônica fora do Japão.

Com essa data em mente, hoje levamos vocês aos melhores cafés de Tokyo (afinal, já é dia 18 em Tokyo)!

1. About Life Coffee Brewers

About Life é um bom exemplo do que está acontecendo na “terceira onda” do café no Japão. Esse café de esquina é bastante popular entre turistas e locais. Pelo nome não dá pra perceber, mas About Life é a segunda localização do Onibus Coffee. A equipe por trás dessas cafeterias é obcecada por qualidade, sempre garantido os altos padrões de qualidade estabelecidos, e para isso um gerente de controle de qualidade está sempre de plantão.

Uma das coisas mais legais do About Life é a oferta de cafés de outros torrefadores japoneses e, frequentemente, também oferecem grãos internacionais e baristas convidados.

Tudo isso em um ambiente clean e um espço compacto, combinação que fez do About Life uma das cafeterias japonesas mais postadas do Instagram, basta buscar #aboutlifecoffeebrewers pra ter uma ideia.

1-19-8 Dogenzaka, Shibuya-ku

2. Fuglen

Além de estar sempre a frente no mundo do café, Fuglen é a mais legal cafeteria/bar/loja de móveis que você já viu. Até pouco tempo atrás, os grãos eram importados de Oslo, na Noruega, mas agora eles começaram a torrar seu próprio café com um perfil bem claro e uma acidez bem cítrica (bem no estilo nórdico).

Eles também vendem móveis noruegueses vintage e oferecem uma seleção de coquetéis criativa. É um ótimo lugar pra ficar ligado com uma dose de espresso ou terminar o dia com um coquetel bem preparado.

1-16-11 Tomigaya, Shibuya-ku

3. The Roastery by Nozy Coffee

O pessoal da The Roastery, quer que todo mundo beba café. A missão deles e ajudar você a apreciar os sabores únicos de cada café, por isso eles não perdem tempo oferecendo outras bebidas.

O foco deles é espresso de origens únicas, sempre com dois grãos em oferta. Os grão mudam com bastante frequência, então uma semana pode ser Colombia e Etiópia, e na outra Ruanda e Brazil.

O Espaço é bem projetado, com assentos espaçosos ao ar livre, com vista para a estilosa área de Boutique da Cat Street. Do lado de dentro a iluminção é bem aconchegante e no centro está localizada a área de trabalho dos baristas, que estão em constante movimento em volta das duas máquinas de espresso, se esforçando para atender a demanda dos clientes.

Eles oferecem somente bebidas a base de espresso na área principal da loja, então se não quiser um espresso, um latte ou um americano, vá até o fundo onde eles vendem os grãos e peça um café coado.

5-17-13 Jingumae, Shibuya-ku

4. Arise Coffee Entangle

Arise fica um pouco afastada da parte mais caótica de Tokyo, na beira de um belo parque e é bastante frequentado por locais e amantes de café.

Eles oferecem uma boa variedade de cafés coados, em um ambiente descolado. Normalmente você pode escolher entre 5 e 7 variedades de grãos diferentes. O torrefador, que fica na mesma rua, gosta de experimentar cafés de diferentes origens, diferentes altitudes e diferentes métodos de processamento, por isso sempre tem algo interessante para oferecer. Eles também têm doces, salgados e alguns sanduíches leves.

3-1-4 Kiyosumi, Koto

5. Switch Coffee

Switch leva o café bem a sério e o interessante é que eles querem provar que um bom café pode ser feito em casa sem equipamentos especializados. Uma das maneiras que eles mostram isso é utilizando um bule normal para preparar seus cafés coados, ao invés de um com o bico curvado.

Eles sempre têm garrafas térmicas alinhadas no balcão de vendas, com nomes de origens produtoras escritas com  canetinha. Se você começar a perguntar aos funcionários sobre café, eles logo começarão a te oferecer algumas amostras dessas garrafas.

O foco desse café é a torrefação, o balcão e café pra viagem, então a oferta de assentos é bem limitada. Isso não é algo ruim, já que você fica mais perto dos baristas e pode prestar mais atenção no trabalho do mestre de torras.

1-17-23 Meguro, Meguro-ku

BÔNUS
Café de L’Ambre

Ao entrar no Café de L’Ambre você sente que entrou em uma máquina do tempo e voltou para 1948, quando a cafeteria abriu. Esse estabelecimento serve apenas café coado preparado no coador de pano, nem leite eles têm para oferecer.

Atrás do balcão de madeira você encontra um moedor de 1948 e uma geladeira que funciona a base de bloco de gelo ao invés de eletricidade. Mas o que destaca o café de L’Ambre do resto é que eles servem grãos envelhecidos. O blend da casa, foi torrado a 7 anos atrás, mas o cardápio também oferece café envelhecido por 23 anos. Para quebrar todos os padrões atuais de qualidade de cafés especiais, o grão é torrado bastante escuro.

O mestre de torra é o senhor Ichiro Sekigushi, de 102, e vem aperfeiçoando a arte de torrar café desde 1929. Apesar de todas as características apresentadas sobre os grãos, a bebida é bem saborosa com notas de baunilha, chocolate, uva-passa… Qualquer café que você escolher vai ser uma surpresa agradável e um ampliador de horizontes em relação a cafés especiais.

8 Chome-10-15 Ginza, Chuo

Deixe um comentário