A empresa Cafe X Technologies lançou essa semana seu primeiro quiosque em território americano, no centro de San Francisco, combinando tecnologias automáticas de preparo de café, robótica, sistema de pedidos automático, e cafés de diversos torrefadores locais.
Com o financiamento de diversos investidores da região, a Cafe X se descreve como um conceito de “cafeteria robótica”, projetada para “eliminar as variáveis que diminuem a eficiência da experiência de café atual”.
O quiosque em San Francisco foi inaugurado oferecendo três marcas californianas de cafés especiais que já possuem certo destaque no mercado: AKA Coffee, Verve Coffee Roasters e Peet’s Coffee. Os preços variam dependendo da sua seleção, e eles ressaltam que existem opções de cafés de origem única, assim como blends. De certa maneira, o modelo de negócio reflete a filosofia de cafeterias locais que trabalham com diversos torrefadores, com ênfase na qualidade e eficiência, eliminando apenas os baristas humanos.
“Há muitos anos tenho sido um grande consumidor de cafés e nenhuma experiência é garantidamente perfeita,” segundo Henry Hu, fundador e CEO da Cafe X. “No mundo de hoje, existem duas opções na hora de tomar café fora de casa: ou você entra e sai de um estabelecimento com um café abaixo da média, ou espera quinze minutos para receber um cappuccino excelente. Eu fundei a Cafe X para as pessoas não precisarem comprometer tempo ou qualidade e terem acesso à um ótimo café sempre que tiverem vontade.”
O coração do sistema de preparo de café da Cafe X foi concretizado em parceria com a divisão cafeteira do grupo alemão WMF, fabricante de equipamentos de café totalmente automatizados, enquanto os robôs fabricados pela Mitsubishi ficam encarregados de levar os copos de uma máquina para outra, para receberem o café, o leite e os xaropes.
Os consumidores podem fazer seus pedidos diretamente no quiosque, ou com antecedência pelo aplicativo Cafe X para iOS ou Android. Quando a bebida estiver pronta, o cliente digita um código de quatro dígitos em um dos tablets disponíveis no quiosque para receber seu café diretamente do braço robótico. Os preços começam em US$2.25 e variam de acordo com o café escolhido e os ingredientes adicionais.
“Isso não vai substituir o barista ou a cafeteria que muitas pessoas amam, não é a nossa intenção,” diz Hu “O que estamos oferecendo é a melhor alternativa para aqueles que buscam um café especial consistente para viagem”.
O quiosque de San Francisco fica no Metreon shopping mall na esquina da 4th com a Mission no centro, eles também inauguraram um quiosque em Hong Kong.
Fonte:
http://dailycoffeenews.com/2017/01/30/cafe-x-multiroaster-robotic-cafe-opens-in-san-francisco/