Como toda boa receita, o doce italiano Tiramisu, também tem uma história incerta. O mais provável é que ele tenha sido criado por volta da década de 50, durante o pós-guerra, na região de Veneto, no norte da Itália, já que não existe nenhum registro da receita antes da década de 60.

O nome Tiramisu, vem de uma expressão italiana que quer dizer algo como “me leva pra cima”, com o sentido de levantar o astral, já que a receita leva café, após comê-la a pessoa se sente mais disposta.

Aprenda a preparar essa deliciosa receita em casa, uma das versões originais do Tiramisu criada por Alba Campeol e Roberto Linguanotto, do restaurante Alle Beccherie em Treviso

Ingredientes:

6 gemas de ovo

250 gramas de açúcar

500 gramas de mascarpone

250 mililitros de expresso ou café coado amargo bem forte (Blend Maraná)

30 biscoitos champanhe

Cacau em pó para polvilhar

Modo de preparo:

Prepare o café, deixe esfriar e reserve. Bata as gemas com a ajuda da batedeira, acrescentado o açúcar na forma de chuva até obter uma espuma densa. Desligue a batedeira Com uma espátula, acrescente o mascarpone batendo delicadamente até obter um creme macio e uniforme. Molhe um a um os biscoitos no café em temperatura ambiente, mas sem encharcá-los. Coloque uma camada de quinze biscoitos em uma travessa redonda (sim, o tiramisu original é redondo) e cubra com o creme. Disponha o restante dos biscoitos e novamente cubra com o creme para arrematar. Em seguida, coloque na geladeira e deixe por pelo menos uma hora. Na hora de servir, polvilhe com o chocolate amargo.

Receita publicada em 06/03/2014 em Veja SP

Tiramisu nas alturas

Deixe um comentário