A prensa francesa é um clássico do mundo do café, além de ser uma maneira simples e deliciosa de preparar um café para alguns convidados. Com uma criação incerta, a prensa francesa que conhecemos hoje tem sua origem disputada entre a França e a Itália.
A primeira patente de uma cafeteira que filtra o café utilizando um pistão manual, é de 1852, registrada por dois franceses Mayer e Delforge. Mas esse primeiro design consistia de uma placa de ferro furada, entre dois filtros de pano, unidos a um bastão utilizado para separar o pó e o líquido no recipiente. Segundo os inventores, ao baixar o pistão era possível obter um café limpo e translúcido.
A primeira patente com as características similares às que conhecemos hoje foi registrada pelos italianos Attilio Calimani e Giulio Moneta em 1929. O design deles foi o primeiro que utilizou uma mola para manter o filtro sempre junto da parede interna do recipiente, para evitar a passagem dos grãos de café.
Em 1958, o suíço Faliero Bondanini patenteou um novo modelo de filtro que se tornou muito popular e foi o design que inspirou os filtros utilizados até os dias de hoje. O modelo era fabricado na França com o nome de “Chambord” e sua popularidade naquele país fez com que a cafeteira ficasse conhecida como a “Prensa Francesa”. A empresa dinamarquesa Bodum era a distribuidora do produto na Dinamarca, até comprar os direitos de uso do nome e a fábrica da Chambord.
Com todas essas influências que essa cafeteira sofreu, podemos afirmar que ela possui uma origem incerta, mas com certeza tem um coração francês. Aproveite para ver nosso guia de preparo e fazer um café ideal na francesinha!