Antes dos campeonatos de baristas e a 3ª onda do café chegar, já tinha gente misturando o café com outras coisas e criando bebidas interessantes. Um exemplo disso que sobrevive até hoje é o café irlandês.
O inventor da bebida foi o chef e bartender Joe Sheridan. Ao descobrir uma vaga de chef em Rineanna (atual Shannon), perto de Limerick, onde a PanAm havia instalado seu primeiro terminal transatlântico na Irlanda, Joe mandou uma carta para o então CEO Brendan O’Reagan dizendo simplesmente “Prezado Sr., Eu sou o cara para esse trabalho. Sinceramente, Joe Sheridan.” Joe foi contratado e não decepcionou.
Não muito longe dali, estava o terminal de “barcos voadores” (hidroaviões) da PanAm, em Foynes. Em uma noite de tempo ruim em 1943, um hidroavião com destino a NY teve que fazer a volta e passar a noite em Foynes até o tempo melhorar. Joe Sheridan foi escalado para ir até o local preparar bebidas quentes pros passageiros friorentos.
Ele preparou um café e misturou um bom whiskey irlandês junto. Os passageiros perguntaram se ele usou café brasileiro, para isso ele respondeu que aquilo era café irlandês e depois despejou a mistura em um copo e acrescentou creme.
A mistura ganhou fama internacional e em 1951 o repórter Stanton Delaplane implementou a fórmula secreta no Buena Vista Cafe em San Francisco, após tê-lo provado durante uma longa escala em Foynes. No ano seguinte, Joe Sheridan se mudou para San Francisco para trabalhar no Buena Vista preparando o drink que já estava famoso mundialmente. Atualmente o bar serve até 2.000 cafés irlandeses em um dia!
Joe Sheridan’s Original Irish Coffee
Ingredientes:
2 cubos de açúcar
44mL de whiskey irlandês
88 mL café Maraná Blend
Creme
Modo de preparo:
Encha o copo com água quente para pré-aquecer. Despeje a água e coloque o café até atingir aproximadamente ¾ do copo, coloque o açúcar e mexa até dissolver completamente. Acrescente o whiskey e um colarinho de creme (despeje cuidadosamente com o auxílio de uma colher). Aproveite enquanto ainda estiver quente!