De Moscow, com amor!

Mesmo com seus 13 milhões de habitantes e sendo o centro cultural e econômico da Rússia, Moscow sempre teve dificuldade em se estabelecer como uma referência quando o tema é café. Até recentemente algumas redes locais como a Kofe Khauz e a Shokoladnitsa dominavam a cidade, mas agora alguns cafés independentes estão brotando por lá.

Muitos cafés de Moscow são bem sucedidos por oferecerem cafés e experiências distintas não muito populares nos Estados Unidos e outros mercados tradicionais. Os seguintes cafés estão desbravando o cenário de cafeterias especiais na capital russa, tanto em qualidade como em atendimento e a experiência em geral.

Double B

Referência para outras cafeterias da terceira onda em Moscow, Double B foi inaugurada em 2012 por Olga Melik-Karakozova e Anna Tsfasman, duas veteranas com experiência nas respeitadas redes locais Kofein e Coffeemania. Em três anos, a marca Double B já se espalhou em mais de 20 localidades por Moscow, São Petersburgo e Nizhniy Novgorod, além de uma cafeteria no Cazaquistão e uma em Praga.

A oferta consistente e diversificada de cafés de diferentes origens, a maioria selecionada pela Nordic Approach e torrada com um perfil claro tipicamente escandinavo, faz desta cafeteria uma parada obrigatória para amantes e entusiastas de café.

Camera Obscura

Camera Obscura começou simplesmente como um vendedor de café torrado para clientes comerciais e serviço de assinatura por correio. Desde então eles expandiram como cafeterias físicas em diversas localidades, incluindo dois endereços que dividem espaço com a renomada rede de restaurantes Burger Brothers, além de um quiosque no lendário mercado Danilovsky. O café deles também é selecionado pela Nordic Approach e torrado com um perfil claro.

LES

O nome tem um siginificado ambíguo, em russo quer dizer floresta, e as letras também formam a sigla para Lower East Side de Manhattan. Mesmo com alguns moscovitas idolatrando Nova Iorque, duas das localidades do LES são tipicamente russas, uma fica dentro do Moscow Museum, enquanto a outra está em um antigo bairro central da capital. O café no museu tem uma decoração bem crua com paredes com tijolos amostra, uma biblioteca de livros de história russa e cadeiras e mesas antigas, aparentemente reaproveitadas de escolas soviéticas. Um deck oferece lugar para sentar nos meses de verão. LES possui uma torrefação própria com uma boa seleção de cafés para escolher entre diferentes métodos de preparo.

Cooperative Chernyi

Atualmente os entusiastas por trás da Cooperative Chernyi , abriram uma cafeteria com o pessoal da cervejaria artesanal Sosna e Lipa. O espaço é minúsculo, mas com certeza vale a visita para qualquer um que estiver interessado em conhecer mais do que Moscow tem para oferecer. Eles também torram os próprios grãos, servidos no coador ou no espresso. Comece tomando um café e termine o dia com uma cerveja russa artesanal.

Caffe del Parco

Essa mini rede que está expandindo por Moscow já tem quatro localidades e trabalha em parceria com a celebridade do mundo do café moscovita Olga Melik-Karakozova. O cardápio oferece cafés de coador, espresso e algumas sobremesas. A nova cafeteria em Komsomolsky Prospekt oferece um cardápio mais completo e até já recebeu o prêmio de melhor café-da-manhã de Moscow pela revista russa Afisha.

West 4

O West 4 original fica bem ao lado da rua Ostozhenka, em um bairro nobre conhecido por sua história e riqueza. O espaço tenta recriar uma visão romantizada de Nova Iorque, com tijolos amostra, exposições de arte e shows de jazz ao vivo com certa frequência. O café é torrado pela própria West 4 com grande variedade de origens servidas como filtro e espresso. A segunda localidade deles abriu há pouco tempo dentro da Chop Chop, uma barbearia retrô em Moscow.

Nook Coffee

Localizada um pouco mais longe do centro que as outras cafeterias dessa lista, o pequeno Nook Coffee está escondido dentro de um centro comercial. O café é selecionado pela empresa escandinava Johan & Nystrom, torrado em Moscow pela Coffee Owl e servido no coador ou como espresso. Eles também oferecem uma boa variedade de smoothies e algumas opções de comida com um cardápio bastante diversificado. Pra quem quiser sentar do lado de fora em um dia de verão, eles oferecem uma saca de café para não se sujar sentando no chão.

Cezve Coffee

Com um pequeno balcão dentro de uma recém-inaugurada praça de alimentação, Cezve Coffee é de certa maneira único em Moscow. O foco é o café turco preparado na cezve, os grãos são torrados no local e além do café turco eles também servem café no coador, espresso, cold brew e uma receita própria que mistura cerveja stout com café turco e leite condensado. Também oferecem uma pequena variedade de comidas e doces.

Coffeemania

Coffeemania foi inaugurada em 2001 e já possui mais de 20 localidades. O conceito deles é bem diferente e único, com um design que lembra mais uma boutique da Louis Vuitton que o de uma cafeteria. A comida e bebida oferecida é bastante variada, o café é torrado pela própria Coffeemania e servido no coador ou como espresso. O preço de um café chega a ser o dobro que em outros locais, mas a qualidade servida é bastante consistente.

Fonte: http://dailycoffeenews.com/2015/07/16/an-guide-to-some-of-the-best-coffee-in-moscow/

Deixe um comentário