Café é o nome que se dá à bebida feita a partir do fruto do cafeeiro. Acredita-se que a origem do nome seja herdada da palavra “qahwah”, que designa o vinho para os povos árabes. Nativo da África, o arbusto selvagem faz parte da família Rubiaceae. O cafeeiro é uma planta tropical e pode atingir de 1,5 m a 18 m de altura.

Para virar a bebida que conhecemos, a fruta passa por um complexo processo para gerar o grão que é torrado e, em sua última etapa, moído antes de preparar a bebida. Atualmente é a segunda bebida mais consumida no mundo, perdendo apenas para a água e sua produção envolve cerca de 25 milhões de famílias.

As variedades de grão de café mais utilizadas comercialmente são Arábica e Robusta. O grão Arábica é o mais escolhido para cafés especiais por ser mais complexo e oferecer um grande número de complexos aromáticos. Já o Robusta é utilizado mais para composição de blends, pois apresenta um caráter menos complexo que o Arábica (metade do número de cromossomos). A vantagem do Robusta é que ele apresenta o dobro da quantidade de cafeína que o Arábica, por isso tem um sabor mais amargo.

Deixe um comentário