Não existem muitos estudos que especifiquem qual a idade ideal para começar a tomar café e os profissionais da área de saúde possuem pontos de vista muito divergentes.
O Canadá tem uma das regulamentações mais estritas e completas referentes à cafeína e seu consumo. Antes de liberar o uso de cafeína em alimentos, os cientistas do Ministério da Saúde canadense realizam diversos estudos para garantir a saúde da população em geral. Tanta rigidez fez com que, quando foram lançadas, as bebidas energéticas eram vendidas como suplemento alimentar.
Segundo alguns dos estudos realizados até hoje, a cafeína é comprovadamente estimulante e viciante, e seus efeitos colaterais variam de pessoa para pessoa. O consenso está em tentar limitar o consumo diário em até 400 mg para adultos em geral.
Para mulheres em idade fértil e crianças, a dose recomendada é notadamente menor, e leva em consideração a média de peso da população naquela faixa etária. A quantidade de cafeína foi medida com a dose diária de 2,5 mg/kg de massa corporal, pois esse é o limite diário de consumo medido em adolescentes, sem causar nenhum efeito negativo na saúde.
4 – 6 anos 45 mg/dia
7 – 9 anos 62.5 mg/dia
10 – 12 anos 85 mg/dia
Mulheres que estão planejando engravidar, grávidas ou amamentando – 300 mg/dia.
Esses são números médios, e como a digestão de cafeína varia entre cada indivíduo, o ideal é sempre consultar um especialista.
Fonte: http://www.hc-sc.gc.ca/fn-an/securit/addit/caf/food-caf-aliments-eng.php