Londres sempre foi uma cidade inovadora, geradora de tendências, que ao longo da história sempre soube se atualizar e manter-se moderna. Mesmo com o “Brexit” que mostra a vontade dos britânicos de se isolarem do mundo globalizado, o mais novo capítulo da modernização britânica é o declínio do número de pubs nas cidades, e o crescimento de cafeterias.
Segundo dados da “Local Data Company”, o número de pubs na Grã-Bretanha diminuiu 7%, o que representa 2.000 pubs a menos no país. No mesmo período, o número de estabelecimentos que servem cafés e fast-food aumentou 9%, aproximadamente 3.300 estabelecimentos a mais.
Muitos podem achar que esses números justificam a vontade da maioria dos eleitores britânicos em querer se isolar, já que uma de suas instituições mais tradicionais estão perdendo espaço nos centros urbanos. Mas outra reportagem mostra que o número de cafeterias que servem coquetéis e ficam abertas até às duas horas da manhã, também vem crescendo.
O público jovem que está atualmente gastando mais com lazer, enxerga o álcool como algo prejudicial a saúde, com algumas possíveis consequências. Por isso opta em consumir coquetéis mais elaborados, na maioria das vezes com menor teor alcoólico. Além disso, nos últimos anos o ambiente interno das cafeterias têm evoluído e se tornaram mais acolhedores que os tradicionais pubs, que pararam no tempo e são frequentados por um público mais maduro.
Se essa tendência pegar, podemos contar com um mundo mais cafeinado e acolhedor!
Fontes:
http://www.telegraph.co.uk/women/life/booming-coffee-shops-replaced-pub/