Os australianos gostam tanto de café, que começaram a pesquisar uma maneira sustentável para que ele faça mais parte de suas vidas. Os pesquisadores da Universidade de Swinburne, garimparam os cafés em volta do campus em busca de pó de café usado para compor uma mistura de materiais mais sustentáveis para construção de estradas.

A pesquisa foi liderada pelo Professor Arul Arulrajah, chefe do departamento de infraestrutura sustentável da universidade. Seu trabalho focou em como outros materiais reciclados como tijolos quebrados, vidro e concreto poderiam ser reaproveitados para a construção de uma estrada mais sustentável.

“Eu vejo os baristas jogando o pó de café no lixo, e penso, ‘por que não utilizar isso como material de engenharia?'” ele conta.

Com isso em mente, Arulrajah e sua equipe de pesquisa recolheram pó de café usado das cafeterias próximas ao campus e em seguida secaram durante 5 dias em um forno a uma temperatura de 50°C (122°F). O próximo passo foi filtrar o café para ficar mais homogênio e misturar com restos de jorra metalúrgica.

Após mais algumas misturas, o material foi comprimido em blocos cilíndricos. Os resultados iniciais dos testes mostraram que o material é resistente o bastante para servir como fundação sob o asfalto.

A preocupação com o impacto que o café causa no meio ambiente vem crescendo junto com a indústria. Essa preocupação abastece a imaginação de quem quer encontrar uma solução para esse problema, entre as alternativas recentes estão o uso de pó de café como bio-combustível para pequenos carros, para cidades, filtro de água, material para capturar carbono, entre outras coisas.

Tudo isso mostra que o café é sempre a solução!

Fonte: http://newatlas.com/coffee-grounds-road-material/43328/

Deixe um comentário