O famoso doce brasileiro conhecido como brigadeiro, se popularizou graças a campanha eleitoral para presidente de 1945. O candidato pela União Democrática Nacional (UDN) era o brigadeiro Eduardo Gomes, que tinha como um dos motes da campanha “Vote no brigadeiro, que é bonito e solteiro!”. Com esse slogan, não precisa dizer que ele fazia sucesso entre as eleitoras que organizavam festas e vendiam doces para arrecadar fundos para apoiar seu candidato. Entre esses doces estava a criação própria chamada “doce do brigadeiro”, que foi mais bem sucedido que o candidato, uma vez que este acabou perdendo as eleições.
O doce segue firme e forte, e o que pouca gente sabe é que brigadeiro e café andam juntos desde 1954, quando o brigadeiro Eduardo Gomes foi ministro da Aeronáutica do presidente Café Filho após a morte de Getúlio Vargas.
Receita de brigadeiro de café
Ingredientes:
1 lata de leite condensado.
2 colheres (sopa) de chocolate em pó.
1 colher (sopa) de manteiga sem sal.
2 xícaras de Maraná Vermelho preparado em cafeteira italiana.
Modo de preparo:
Comece preparando o café, se quiser seguir nosso guia de preparo de cafeteira italiana. Coloque o leite condensado, a manteiga e o chocolate em pó em uma panela sobre fogo baixo e mexa tudo até o chocolate misturar com o leite condensado. Acrescente o café e mexa constantemente até dar o ponto (quando conseguir ver o fundo da panela).