É errado colocar açúcar no café?

A resposta é não.

Colocar açúcar no café é tão errado quanto colocar açúcar em suco de laranja, tem gente que prefere assim. Já que gosto é relativo, vamos entrar na questão objetiva que ronda essa dúvida. Puritanos do mundo do café vão falar que açúcar é errado, que café bom não precisa de açúcar. O problema é que a maior parte dos cafés que encontramos por aí são de péssima qualidade, amargo, adstringente, mal produzido na fazenda, mal torrado e mal extraído. Nesses casos, quanto menos sabor do café você sentir melhor, então mistura-se leite, açúcar, xarope com sabores, e tudo que estiver pela frente.

Para nossa sorte, esse não é o caso de todos os cafés. Os chamados cafés especiais, levam esse nome pois recebem um tratamento especial em todas as etapas de sua produção, e o resultado é notado na sua xícara. Nesse seleto cenário, o açúcar entra como coadjuvante, um primo distante do café, raramente lembrado.

A origem do debate do açúcar vem do fato de que o café é uma fruta, parecida com uma cereja, e por isso ela é naturalmente doce. Mas como toda fruta, o café nem sempre é colhido corretamente, e durante o processo de fermentação criam-se fungos que alteram o sabor, entre muitas coisas que podem afetar o sabor final se os cuidados apropriados não forem tomados. Como dizia um grande sábio, “Uma boa xícara de café é um verdadeiro milagre”.

Mas fica a dica para quem quiser diminuir o amargor da próxima xícara de café, uma pitada de sal é um jeito muito mais eficiente de eliminar sabores amargos e ressaltar a acidez.

Deixe um comentário