Montevideo

Alguns anos atrás era uma missão quase impossível encontrar café bom em Montevideo. Os estabelecimentos da capital uruguaia serviam grãos queimados e de péssima qualidade. Para a nossa sorte, as coisas estão mudando por lá e já podemos encontrar cafeterias oferecendo diferentes métodos de preparo utilizando grãos de qualidade. Um dos pioneiros dessa nova onda em Montevideo é Alvaro Planzo da torrefação MVD Roasters.

Antes de inaugurar a MVD em 2014, Planzo estudou com profissionais do mundo do café como Juan Mario Carvajal, juiz do World Barista Championship e buscou certificações da SCAA. “Os uruguaios são loucos por café,” segundo Planzo. “Mas eles normalmente consomem a bebida com bastante açúcar. Isso é bastante curioso, já que estamos acostumados com sabores amargos como o mate – uma tradição cultural.”
A MVD fornece café para diversas cafeterias e restaurantes pelo país, e recentemente se juntou com La Madriguera e Nómade Café para abrir uma escola para baristas locais.

“Nosso objetivo é mudar a cultura de café de Montevideo, e acho que estamos conseguindo, especialmente no último ano, graças a novos profissionais e cafeterias que estão espalhando pela cidade.”

A seguir apresentamos algumas dessas cafeterias de Montevideo:

The Lab Coffee Roasters

Sob o comando da barista Verónica Leyton, The Lab, como o nome sugere, é um lugar de experiências sensoriais para provar café em diversos métodos de preparo. Os baristas informam os clientes sobre a origem dos grãos, explicam a moagem utilizada para cada método e ensinam seus clientes sobre o processo pelo qual o grão passa para virar essa bebida deliciosas. The Lab, trabalha com grãos de produtores do mundo todo, incluindo Colombia, Costa Rica, Burundi, Kenya, e Indonesia.

Av. Dr. Luis Alberto de Herrera 1057

Escaramuza Libros y Café

Uma mistura de livraria, restaurante e cafeteria, esse estabelecimento é gerenciado pela mesma equipe responsável pela La Huella, um dos melhores restaurantes do Uruguai. O chef Alejandro Morales ama café e utiliza os grãos torrados pela MVD. Aqui, ristrettos e espressos são preparados em uma clássica Faema E61, e os cappuccinos bem preparados harmonizam com os sanduíches, bolos e alfajores preparados no próprio local. Com uma boa xícara na mão, você tem a desculpa perfeita para explorar a coleção de livros raros da cafeteria.

Pablo de María 1185

La Madriguera

Uma das primeiras cafeterias de Montevideo, La Madriguera introduziu os uruguaios aos métodos de preparo inéditos na cidade como o sifão (globinho), cold brew, e cold drip. Esse é mais um estabelecimento que utiliza os grãos da MVD, localizado a apenas seis quadras da torrefação. “Trabalhos juntos para aperfeiçoar nossa experiência sobre os perfis de torra e manter um relacionamento constante que atende o gosto dos nossos baristas e as necessidades dos nossos clientes.” diz Martin Chamyan, barista e proprietário.

Cambara, 11500

Nómade Café

Nómade é a primeira cafeteria móvel do Uruguai. Normalmente percorre as ruas de Montevideo, mas durante o verão ela chega até Punta del Este. Nómade começou suas atividades em uma Vespa, mas agora serve seus cafés atrás de um triciclo Piaggio Ape e uma bicicleta, utilizada para atender pequenos eventos. Dependendo do veículo, Nómade serve espresso e outros métodos, assim como café gelado e cold brew engarrafado. O blend da casa foi criado pelo proprietário Nacho Gallo e contém grãos do Brasil, Etiópia e Sumatra. Apesar do nome, em breve o Nómade terá um endereço fixo.

Acompanhe para saber onde eles estão

Rooftop Café

Em um elegante espaço com uma bela vista de Montevideo, Rooftop Café está localizado no edifício Celebra, um dos mais modernos da cidade. O lugar é bastente frequentado por profissionais da região, especialmente por causa do café e das comidas servidas no local. Utilizando uma Cimbali M27, Rooftop serve mochaccinos, macchiatos, lattes e cortados. É o espaço ideal para marcar uma reunião ou simplesmente para apreciar a vista enquanto aprecia um belo espresso.

Dept, 12200

Fonte: http://sprudge.com/the-good-coffee-lovers-guide-to-montevideo-uruguay-119509.html

Deixe um comentário