Férias no cafezal

Com as férias escolares chegando, resolvemos ajudar com algumas idéias diferentes para fugir da cidade. Vamos recomendar hotéis localizados em fazendas de café para você poder aproveitar um retiro romântico, em família e o mais importante, rodeado por café!

Strawberry Hill, Blue Mountain, Jamaica

Com ótimas vistas do topo da famosa Blue Mountain, uma refrescante brisa marinha e elaborados jardins, o Strawberry Hill se destaca para aqueles que buscam conforto, descanso e uma alternativa rejuvenescedora aos retiros mais tradicionais.

Inaugurado como uma fazenda de morango e café em 1890, o hotel reflete a história e a preocupação ambiental que seus proprietários sempre tiveram. A estrada original que leva à sede é contornada por árvores nativas como o Junípero Sabina (Juniperus barbadea), espécies de Cedro (Cedrela odoratissma), Eucalíptos (Eucalyptus nicolae) e Mangueiras (Mangifera indica). Ao longo dos anos diversas espécies foram aparecendo dentro da propriedade, e até hoje mais de trezentas e cinqüenta espécies já foram catalogadas.

Muitos artistas da gravadora Island Records já passaram por aqui, sendo que Bob Marley chegou a morar no local durante a década de 70. Atualmente os hóspedes podem relaxar no gramado e passar a tarde admirando a vista e pensando em quais outras figuras históricas já fizeram o mesmo.

Finca Rosa Blanca, Costa Rica

Finca Rosa Blanca tem 30 acres de cafés orgânicos certificados pela BCS OKO Garantie, uma organização internacional que certifica agriculturas orgânicas, além do selo sustentável da Rain Forest Alliance e da ICAFE, a organização nacional de cafés da Costa Rica. Esse eco-resort já plantou mais de 5.000 árvores nativas para ajudar a organização nacional de proteção ambiental (MINAET) e escolas locais. Essas árvores nativas, produzem sombra e nitrogênio para os cafés orgânicos, além de criar um habitat natural para a fauna local.

O café é plantado utilizando a topografia natural da fazenda, evitando erosões e desperdício dos recursos hídricos, além de usar cercas vivas para delimitar a propriedade. Os hóspedes são incentivados a fazer um tour pela plantação, onde podem aprender mais sobre a produção dos cafés orgânicos, a colheita, secagem e processamento. Além de torrar e embalar o próprio café, você também participa de uma breve aula sobre prova e degustação dos cafés, para aprender como um profissional determina sabor e qualidade.

Mesa Stila, Java, Indonesia

Em um mundo cheio de poluição, barulho, multidões, dietas desbalanceadas e stress, Mesa Stila oferece uma fuga, um verdadeiro santuário para escapar do quotidiano. O estilo Losari é uma mistura eclética entre o antigo e o moderno, mas a essência do lugar está no ambiente tranquilo e poderoso que o rodeia, cercado por oito magníficos vulcões e 55 acres de jardim, plantação de café e floresta tropical.

Mesa Stila está a novecentos metros acima das planícies de Java Central, e tem sido cultivada com muito carinho por seus proprietários ao longo de seus mais de cento e oitenta anos de existência. A propriedade inclui uma estação de trem desativada de 1860, durante a época colonial; a antiga residência do príncipe de Java e a sede original dos proprietários da plantação de 1828. Tudo isso está rodeado de pés de café que brotaram das mudas originais de Robusta e Arabica plantados no mesmo local a quase duzentos anos atrás. Mesa Stila é uma obra-prima da história, cultura e bem-estar.

Belcampo, Belize

Além dos 30 acres de plantações orgânicas, existe um grande polo de biodiversidade. Atualmente, Belcampo continua preservando a herança natural da região e honrando a ecologia exótica do local com pés de papaya, mandioca, avocado e bananas, além de plantar cacau, café, baunilha e cana-de-açúcar na propriedade que com toda essa variedade, 70% dos alimentos servidos são produzidos no local. No espaço dedicado ao plantio de café, os proprietários selecionaram variedades locais como uma maneira de homenagear os povos indígenas do Belize.

Gibbs Farm Lodge, Tanzânia

Por mais de 27 anos, Gibb’s Farm Lodge tem praticado sustentabilidade com métodos de produção que respeitam o meio ambiente. Tudo que é produzido na fazenda (café, frutas e verduras, flores e temperos, laticínios e suínos) utiliza métodos orgânicos de cultivo e criação, sem pesticidas e fertilizantes exclusivamente naturais e composta. O café Arabica produzido organicamente, também é processado e torrado na propriedade.

Filadelfia Coffee Resort, Antigua, Guatemala

Descrição do proprietário Roberto Dalton Matheu:

“Meu bisavô, Manuel Matheu Sinibaldi, foi um dos primeiros fazendeiros que começou a produzir café para superar a crise econômica da Guatemala em 1870. O que lhe faltava em experiência, ele compensava com sua iniciativa e persistência. Não tardou muito para ele começar a colher seus primeiros frutos e instalar um centro de processamento movido por cavalos e processar seus grãos e dos vizinhos na região de Antigua.

Em 1874, apenas quatro anos depois que iniciou sua aventura com cafés, meu bisavô recebeu uma comissão de criar e distribuir um milhão de plantas de café para pequenos fazendeiros da região. Isso fez parte do plano do presidente Justo Rufino Barrios para incentivar a produção de café na região de Antigua. Assim começou a longa tradição familiar de café em Antigua.

Filadelfia Estate foi desenvolvida pelo meu avô, Manuel Matheu Ariza, e em seguida pela minha mãe Elisa Matheu de Dalton. Nossas plantações Nossas plantações já superara, revoluções, terremotos e geadas que destruíram toda a produção de café em Antigua duas vezes, em 1881 e 1885. Mas elas também se beneficiaram do rico solo alimentado com as cinzas dos vulcões que causam os terremotos tão frequentes, das temperaturas e do clima que permitem o nosso café a terem uma maturação mais lenta e o nosso próprio vale que começa a 1500 metros e sobe além dos 1900 metros de altitude e dá ao nosso café o distinto aroma e sabor.”

Munduk Moding Plantation, Bali, Indonésia

Munduk Moding Coffee Plantation Nature Resort and Spa é um resort natural luxuoso e boutique hotel no norte de Bali, em uma plantação de café próxima aos lagos centrais e a estação Munduk hill. As montanhas estão cobertas de selva, cafezal, plantações de arroz e tudo mais que cresce na ilha.

Munduk Moding Plantation trabalha com produtores locais para juntar suas pequenas colheitas, melhorar a qualidade utilizando métodos orgânicos e comercializar diretamente aos compradores. Essa prática busca oferecer uma renda melhor aos fazendeiros locais e proteger a terra e seus recursos hídricos. A plantação orgânica usa menos água e requer árvores para fornecer sombra aos cafés, que por sua vez atrai uma variedade de animais e estimula o crescimento de plantas nativas. Desde que optou pela produção orgânica, a equipe que trabalha no local tem relatado um aumento na variedade de aves na propriedade.

Pousada Cafezal em flor, Monte Alegre do Sul, SP

A pousada Cafezal em Flor é um lugar onde o tempo é diferente do resto do mundo, simplesmente porque a paisagem que nos rodeia impede que tenhamos pressa, nos prende a atenção e nos faz relaxar, contemplando formas e cores das montanhas, o som das corredeiras e o movimento das nuvens e dos ventos.

Construída com materiais recuperados, a pousada prima pelo respeito à natureza e às tradições locais. É um ótimo refúgio, com vista deslumbrante. No café da manhã é possível se deliciar com os sabores da região. Os hóspedes terão a oportunidade de acompanhar o processo de produção e provar os cafés especiais, café arábica da região Águas Paulista.

Fonte: http://www.thecultureist.com/2013/05/03/6-stunning-hotels-situated-on-coffee-farms/

Deixe um comentário